WS-46 na Caelum com Phillip Calçado

WS-46 Domain-Driven Design

Após alguns anos acompanhando o blog do Phillip, tive nesta segunda-feira o tão esperado curso WS-46 na Caelum Rio. Em um post recente e durante nossas conversas nos intervalos do curso o Phillip disse que provavelmente este seria o último ano do curso… estou muito feliz por ter aproveitado a oportunidade.

O curso iniciou-se às 09:20h devido alguns problemas de conexão apple mini display port -> projetor com entrada vga, o Nico Steppat que estava por lá rapidamente providenciou um notebook para substituir o mac pro do Phillip e a palestra começou com o aviso de que o computador não lhe pertencia e que com certeza haveriam problemas…. modéstia a parte o curso foi muito bom.

Vindo de Natal/RN fiquei impressionado com a quantidade de desenvolvedores .NET interessados em DDD, este tipo de curso em minha terra seria com certeza dominado por Railers e desenvolvedores Java.

Tivemos os 17 alunos divididos 4 em grupos para em um acompanhamento minucioso, do instrutor, na criação de um modelo de domínio baseado em user stories apresentadas para um estacionamento.

O curso foi realizado em três módulos, a primeira e segunda realizadas pela manhã, iniciando às 09:20h e concluindo às 13:00h. Na primeira parte foi abordado pelo Phillip as decisões necessárias a serem tomadas no primeiro contato com uma aplicação, que foram divididas por ele, segundo sua experiência em três perguntas Quais, Como, e O quê. A segunda parte falou sobre linguagens e como é importante falar a mesma língua durante o desenvolvimento de um projeto, evitando a criação ou proliferação de ruídos técnicos ou semânticos.

Fomos todos almoçar por perto, e como em todo bom encontro geek trocar idéias e experiências… nessas horas não existe curso a distância que valha !!!

Voltamos a Caelum às 14:00h, e com várias práticas aprendemos alguns padrões e técnicas que ajudam a utilizar uma só linguagem em nossos projetos.

Então fica aí a dica pessoal, amanhã será o último dia de cursos com Phillip na Caelum. O mesmo estará no Brasil ainda por algum tempo. E pelos papos que batemos hoje posso dizer que o cara é muito fera !!! E está longe de ser aquelas estrelas esnobes que esbarramos por aí !!!

Valeu Phillip e valeu a Caelum.