Mike Keith – Java EE 6 – Uma grande evolução

Mike Keith

A palestra de Mike Keith iniciou às 11:00h, após o coffee break, com algumas brincadeiras e perguntas sobre o tempo em que era despendido entre o lançamento das novas versões Java, sem a platéia achava muito ou pouco e se não os interessava, o slide deste momento mostrava a frase “Ou não se importa pois acha que a Microsoft irá matar o Java”. Sei que poderiam haver problemas dizer algo assim a algum tempo… mas pelo que vim escutando neste tempo aqui no Rio, pelo próprio Phillip, o .NET com C# vem apresentando coisas bem legais…

Achei bem legal dentre as novidades as novas anotações para lidarmos com Servlets e para tratarmos a intrusão das peças necessárias para os servlets de frameworks necessários em nosso web.xml. Porém para transformarmos as chamadas dos servlets em assincronas(Async Processing)… há necessidade de tanto código desnecessário e cruzado que houve silêncio no auditório !!

Para Mike a algum tempo ninguém assumiria utilizar EJB,  mas acredita que agora com a versão 3.1 todos vão querer fazê-lo… não sei não… como representante da Oracle e da sun… talvez também o achasse. Neste momento foram falados as novidades do EJB 3.1.

A parte sobre JPA foram transferidos  para uma curta conversa a tarde.

O Mike falou sobre a JSR 330, e como a nova versão do injection Annotations incorpora esta especificação deixando seus programas compatíveis com várias soluções.

Mike encerrou informando que as soluções que já estão no domínio público e em especificações podem ser conferidas a partir de 10 de dezembro de 2009, e que as soluções estão repletas de desejos de seus usuários.