Será que ajudei alguém a derrubar as paredes erradas?

Aproximadamente um mês atrás realizei juntamente ao meu ex-colega de trabalho e amigo Germano Carvalho, um minicurso sobre metodologias ágeis e scrum no décimo primeiro congresso científico da UnP. A principio ficamos naquela sobre a quantidade de participantes e do interesse dos mesmos sobre o assunto. Eu como sempre imaginei a sala meio cheia, mas no final quem acertou foi Germano. Acho que os participantes já haviam lido muitos artigos e acabaram por prolongar seus feriados.

Não pudemos conduzir o minicurso de forma apropriada realizando todas as atividades, uma vez da falta de estudantes. Aparentemente o evento teve alguns problemas de divulgação, e acabamos por reforçar quatro amizades e por conhecer duas novas figurinhas.

Acredito que pudemos passar um pouco de nossa vivência,  na implantação e utilização de metodologias ágeis, aos participantes do evento não permitindo que este saiam por aí derrubando paredes erradas.

Estive trocando algumas figurinhas recentes com algumas pessoas do meio e acho que é sim muito válido a aprendizagem deste frameworks ágeis ou até mesmo coachings durante seu aprendizado.

Segue abaixo slides da apresentação, para os interessados.

[slideshare id=2517685&doc=treinamentoscrum1-unp-091117034411-phpapp01]