DESCONF 2011-Mustache edition

No último sábado, 29 de Novembro de 2011, tive o prazer de trocar várias idéias durante a segunda edição de uma nova modalidade de evento que trás a inovação em seu nome DESCONF!

Sediada pela Faculdade Dom Bosco a DESCONF 2011 mustache edition, declarou a liberdade de expressão na sua temática bigodes, com um formato nada convencional que mesclava espaços abertos e lightning talks, tendo uma representatividade de 62% de seus participantes registrados como conferencistas, mas que em proporções de tempo dentro e fora do auditório todos acabam por definir e debater suas linhas de pensamentos, não conseguiu oferecer nada menos que um dia de grande aprendizagem.

O evento foi iniciado às 09h com o credenciamento e um excelente coffee break. Logo na entrada ficava evidente a intenção da equipe organizadora em promover um ambiente descontraído com o Rafael Bandeira e o Felipe Cabral na mesa com bigode e barba respectivamente bem caracterizados, assim como a Natalia Arsand que entregava bigodes postiços para os imberbes!

Perto das 10h tivemos a primeira intervenção à desordem organizada, convocados pelo Bandeira fomos todos para o auditório onde foram feitas as primeiras atividades para quebrar o gelo, com muitos aplausos aos organizadores, patrocinadores e brindes! Tivemos definidas as regras abaixo e foram iniciados os lightning talks.

  • Não deveríamos sair do campo de visão da camera, para que as ideias alcançassem mais do que os 80 participantes;
  • Cada apresentação não deveria superar 5min;
  • Todos deveriam aplaudir ao termino destes 5min.
  • E quem se pronunciasse mais rápido seria o próximo.

A largada foi dada em uma rápida e descontraída apresentação de fatos, história e fotos sobre a temática do evento. Sem nenhuma dúvida ficou bem claro que ter barba é sinônimo de liberdade, minha esposa que não me escute…. 🙂

Apresentei minha visão sobre a possibilidade do sucesso dos projetos além dos curtos ciclos de aprendizagem, pregados pelo Eric Ries, com um acompanhamento de idéias promissoras com fatores restritivos atuais ao longo do tempo por meio do livro de possibilidades.

Houveram várias convergências de idéias e assuntos complementares, e a cada novo conferencista uma nova surpresa. Falaram sobre mantras de possibilidades, história de marinheiros e suas reais eficiências, sobre despertar o UAU nos clientes e em como as idéias convergiam mais rápidamente em ecologias criativas. Tivemos insights sobre negociação, hackerspaces, startups e os seus lados negros. Design e UX. Todos os temas e gostos!

Após todo o dia não tinha mais nada a fazer do que agradecer a todos os que participaram, pelas ideias que ouvi e discuti. As pizzas estavam ótimas e o ambiente realmente propicio ao aprendizado e a evolução de idéias. E da idéia de que a #desconf deveria ir ao mainstream deixo a pergunta se apenas os mais experientes devem ser ouvidos, e a frase do Christian Heilmann “Where do Known speakers come from?”. MUITO OBRIGADO A DESCONF! Que venha a edição de 2012.

[slideshare id=10341848&doc=desconf2011-usareesquecersuasideias-111126103515-phpapp02]