Agile: Unlocking our Human Potential – Patrick Kua

unlocking our human potential

Existe mais para o desenvolvimento de produtos do que apenas o desenvolvê-os. O patrcik já trabalha há algum tempo com software, e muitos problemas depois ele vê métodos ágeis como a forma de fazê-lo potencializando o pensamento.

Antigamente existia a impressão de que a motivação estava atrelado a obrigação, e que pareceu não funcionar com o tempo, mas com o passar dos dias parecia que a melhor ideia era colocar mais dinheiro no meio, bônus entre outros, mas assim como o agile brazil vimos que várias pessoas se engajam em organização de eventos e outras coisas pensando em, Autonomia, excelência e propósito(ideias do daniel pink) e a partir desta mudança de visão passaram a se auto-motivar, a se sentir mais feliz contribuindo para algo melhor, sendo melhor e fazendo isso quando desejou fazer.

Tendo isso como background temos o Patrick, trabalhando em um sistema aconselhados por XP, usando TDD, integração continuas, retrospectivas, use stories. E isso era muito excitante porque havia menos desperdício e os produtos fluiam com várias interações e integração entre os times de TI e desenvolvimento.

Para o Patrick este sucesso estava relacionado ao quão boa é a relação entre estes times, e esta por sua vez é totalmente relacionada a freqüência das entregas. O negócio respeita decisões tecnológicas, mas precisamos fazê-las gradualmente resolver problemas e encontrar encorajar esta boa convivência. Isto tem que ser perdurado e buscado.

Muitas vezes o time não tem a liberdade ou autonomia para escolher ou decidir o como seguir, mas a utilização das mesmas esta mais relacionada a paixão em fazê-lo e depois com estes resultados a confiança gerada cria frutos!!

Nunca barre o entusiasmo, use uma forma de canalizá-lo. Precisamos deixar rola, e isso pode ser um pouco difícil em algum estágios, e em um ciclo sem novas modificações ou um pouco de ajuda pode ser muito complicado. O patrick acredita que neste ponto temos uma facilidade gerada pelos métodos ágeis, como falhar rápido e descobrir com feedbacks oque melhorar

Existem 5 estágios quando uma pessoa está buscando excelência sobre um determinado assunto. Quando você é novato em algo devemos aprender escutar, e praticar muito, seguir instrutores e etc. Passando pelo estágio avançado para um iniciante, para o competente, devemos começar a ultrapassar um pouco daquelas barreiras, e descobrir ainda oque melhor podemos fazer… e isto avança até que em um nível expext não precisamos pensar sobre aquilo já sabemos oque dará certo.

Métodos ágeis e suas práticas nos encorajam a ir para o caminho certo, podemos ir mudando e melhorando em como nos comunicamos, a entregarmos oque precisa ser entregue.

Podemos ver cooperação e liderança intrínseca em como os métodos ágeis nos levam a viver. QUANTO MAIS DIVERSIFICADO OS NOSSOS TIMES E QUANTO MAIOR A INTERAÇÃO ENTRE ELES MELHOR! Os lideres ágeis, quem são boa parte dos que estão trabalhando, não pessoas que mandam ou que dizem oque todos fazer, mas os que certas características ajudem os demais com suas qualidades.

A mensagem final, pense em autonomia, excelência e propósito, cooperação e liderança o evento vai nos ajudar com isso!! @pakua

[slideshare id=23530373&doc=unlockingourhumanpotential-130626141837-phpapp02]