Story Mapping: o desafio de selecionar a primeira fatia do produto

baby.com

O Imbertti começou a falar sobre o porque do agile, para ele uma das coisas é descobrir o produto e atender o time to market; outro ponto trabalhar junto e debater os assuntos.

Story Mapping é desenvolver o produto em camadas, onde a primeira camada a mais baixa de um bolo pode ainda ser realizada uma festa, quanto mais voce aprende e evolui o bolo ganha camadas e pode ficar melhor.

A baby.com.br entrou no mercado brasileiro em 2012, utilizando uma plataforma existente para que se entregasse o quanto antes. Passado algum tempo o crescimento foi se restringido e eles passaram a investir em sua plataforma própria após validação de seu modelo de negócio.

Neste cenário o Imbertti embarcou na aventura da baby e começou a compartilhar seu conhecimento e a sua defesa no método. O time era distribuído e era necessário segurar um pouco o fôlego do BO que escrevi várias funcionalidades por minuto no basecamp.

Desta forma introduziu-se o Story mapping, envolvendo todos. Cada funcionalidade é descrita, priorizada e definida a importância para um usuário específico.

Primeiro se escreveu o backbone(espinha dorsal do produto), definindo da preparação, à compra até a entrega, atendimento e cobertura do serviço, com analise final das métricas pelo time. Estes itens são posicionados no topo para orientar onde esteja cada história ou tarefa.

O grupo passou a criar e apresentar várias tarefas, neste momento o medo de times ágeis pode aumentar, ou ainda pode haver a desmotivação. Existiam muitas restrições do comercial, do marketing entre outras especialidades.

Que problema, como fazer isso acontecer? Quem deveria ser ouvido? A MÃE com toda certeza…. Várias restrições foram feitas, e o time passou a trabalhar em enxugar tudo!! Passou-se a maximizar a eficiência do desenvolvido. Histórias foram rasgadas, e pela entrega constante e o aprendizado foi se evoluindo e se confiando no andamento.

Deployment triggers, as funcionalidades eram puxadas! A mãe diz oque precisa. O objetivo é produto na casa da mãe, toda a parte técnica para lançamento foi testada e testada, e agora evoluída!

As restrições inspiram a criatividade, valor pela ótica do cliente e busque validar suas suposições!